Fusca cor de gelo
- Tem um fusca cor de gelo ali buzinando pra ti!
(pessoa vai até a rua e volta)
- Não, não tem ninguém lá!
-Então já derreteu!!! (e sai correndo pra não apanhar)
É com esse tipo de brincadeira sem graça, pelo menos pra quem caiu nela, que eu geralmente comemoro o dia da mentira!
Mas a pergunta que eu sempre me fiz é de onde surgiu essa data?! Então fui dar uma especulada por aí e encontrei várias versões diferentes. Essa abaixo foi a mais coerente e próxima da realidade!
"Existem dúvidas sobre quando essa tradição bizarra começou, mas a explicação mais aceita liga o primeiro de abril à França do século XVI. Até 1564, o calendário em vigor era o calendário Juliano, que considerava o início do ano novo próximo de abril. De acordo com o livro "The Oxford Companion to the Year", o rei Carlos IX, declarou um dia que a França começaria a usar o calendário Gregoriano, onde o ano novo iniciaria em primeiro de janeiro.
Nem todos aceitaram essa mudança de datas, ao mesmo tempo, alguns acreditavam que as datas não deveriam ser alteradas, e foi esse pessoal que serviu de alvo às brincadeiras de abril, pois foram considerados tolos. As pessoas enviavam presentes e os convidavam para as falsas festas. Os cidadãos das zonas rurais da França também eram vítimas dessas piadas. Nesta época, as notícias viajavam lentamente e eles podem ter ficado sem saber sobre a troca de datas durante meses ou anos. E ainda tiveram que suportar as piadas por celebrarem o ano novo no dia errado."
No fim nem é tão engraçada essa história, mas acredita que na França uma piada comum é a de pregar um peixe de papelão nas costas da pessoa. Uau, que delícia. Colocar um peixe de papelão nas costas de uma pessoa sem ela ver deve ser bem fácil mesmo né?! [sarcásmo mode on]
Ainda prefiro meu fusca cor de gelo...
0 comentários:
Postar um comentário