Aquele livro

Sou fascinada por livros desde pequena e ainda lembro o dia que ganhei o primeiro livro do meu pai. Era um livro muito grande, de capa dura, com todos os contos de fadas, bruxas e aventuras que podem existir. Fiquei paralisada  por aqueles desenhos coloridos imensos que tomavam conta de toda página. Tinha um gato com botas engraçadas, uma menina com capuz vermelho, um pássaro feito de fogo e muitos outros personagem imagináveis e inimagináveis.
Foi aquele livro que me fez amar tanto a literatura. Foi aquele livro que me ensinou muitas lições que eu carrego até hoje. Claro que várias outras obras também me incentivaram a construir minha pequena história literária, mas foi aquele livro que me abriu as portas para um mundo que eu nem achava que fosse possível existir.
Depois dele já nem sei mais quantos outros livros passaram por mim. Uma vez até tentei contabilizar, mas claro que não fui capaz de lembrar todos os títulos e no fim concluí que nem importava. Cada pedacinho de papel teve a sua importância no momento em que estava em minhas mãos então, quando eles forem necessários voltarão a mim.
Agora não consigo dormir sem ler alguma coisa. Pode ser revista, jornal ou até bula de remédio, só sei que preciso ler. Não sei até que ponto isso se tornou um hábito ou uma obsessão, mas não tem problema porque que gosto. Leio o mesmo livro muitas vezes e sempre acabo descobrindo alguma coisa diferente ou inventando, na minha cabeça, um final alternativo. Ás vezes acho que esse pequenos mundos codificados deveriam dominar o mundo, eu seria a primeira a apoiar.
E o cheiro?! Não existe coisa melhor do que o cheiro de um livro novo. Ir desvendando cada letra enquanto sinto a gramatura do papel e aquele cheiro a imaginação. Ah, nem tenho uma explicação pra definir o quanto os livros são importantes pra mim.
É por causa deles que eu cheguei onde estou e sei pra onde vou. É por causa deles que você está lendo isso aqui agora. Sim, eles fazem parte de mim.
Mas se tem uma coisa que me deixa extremamente irritada com relação aos meus livros é emprestá-los. Sou mais ciumenta com eles do que com qualquer outra coisa. E quando eu empresto, já avisando para ter cuidado e não dobrar a capa que pode amassar, ai de quem devolva em um estado menos do que perfeito.
Loucura, obsessão, costume... Podem falar o que quiser, mas tenho certeza que eu não estou sozinha nessa viagem.
E sabe de uma coisa, toda essa falação sobre minha história com os livros me deu até vontade de ler. Talvez eu saia daqui agora e vá comprar um livro novo!


O Dia Mundial do Livro é comemorado dia 23 de Abril. A data é uma homenagem ao escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote de La Mancha, e ao escritor inglês William Shakespeare, criador de várias obras, como Romeu e Julieta. Os dois morreram no dia 23 de Abril de 1616.

2 comentários:

@camisfm disse...

Aiiii eu tenho esse livro (L) muito clássico. A menina e o fósforo, choro horrores :'( e sim, nada como livro. Amo comprar um livro e ficar cheirando benloca. Nunca tinha visto teu blog. Achei a cara do sucesso!

Pricilla Farina Soares disse...

aaaah eu tbm tenho este livro!!! Livro é tudo de bom, o cheiro, a textura das páginas, a espera por palavras surpreendentes no final do livro, adoro!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

BLOG TENSO, INTENSO, MÓRBIDO E BANDIDO. AQUI É ONDE AMANDA E YÉSSICA MOSTRAM O SEU MUNDO SEM MEDO DE SER FELIZ. ENJOY, RÁ.

Followers


Recent Comments