Mestre Neruda


Hoje dia 12 de Julho de 2009 o mestre da poesia Pablo Neruda completaria 105 anos.
O poeta nasceu em Santiago no Chile, em 1904. Com apenas 13 anos de idade, começou a colaborar com o jornal "La mañana", onde publicou seu primeiro poema, Entusiasmo y perseverancia. Publicou seu primeiro livro "Crepusculario" em 1923 e um ano depois lançou um de seus trabalhos mais conhecidos "Veinte poemas de amor y una cancion desesperada".
Uma curiosidade: Neruda sempre escrevia usando caneta de tinta verde, pois para ele verde é a cor da esperança.
Pra quem quer ver Neruda no cinema, ele tornou-se o personagem principal do filme "O carteiro e o Poeta", onde o mostra exilado na Itália nos anos 50, ensinando um humilde e ignorante carteiro, a força do amor e da poesia.

Como eu sou uma amante da boa poesia colocarei abaixo um dos meus poemas preferidos do grande poeta que muitas vezes embalou as minhas noites de insônia.

"Amo-te como a planta que não floriu e tem
dentro de si, escondida, a luz das flores,
e, graças ao teu amor, vive obscuro em meu corpo
o denso aroma que subiu da terra.

Amo-te sem saber como, nem quando, nem onde,
amo-te diretamente sem problemas nem orgulho:
amo-te assim porque não sei amar de outra maneira,

a não ser deste modo em que nem eu sou nem tu és,
tão perto que a tua mão no meu peito é minha,
tão perto que os teus olhos se fecham com meu sono".


Pablo Neruda

posted under |

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

BLOG TENSO, INTENSO, MÓRBIDO E BANDIDO. AQUI É ONDE AMANDA E YÉSSICA MOSTRAM O SEU MUNDO SEM MEDO DE SER FELIZ. ENJOY, RÁ.

Followers


Recent Comments